contacto

poesia

fotografia

home

 

  Post 203 -  Junho de 2015  

 

foto: Carlos Vilela 2010

 

www.anterodealda.com

 

 

pesquisar neste blog

 

Recentes

 

os incuráveis

o editor pergunta-me...

          [ Retratos e transfigurações ]

mentirosos

enganados

o libertino

o editor pergunta-me...

          [ Mil vidas tem S. Gonçalo ]

 

 

Antigas

 

diário íntimo XXXV

o editor pergunta-me...

          [ Europa — fuck you! ]

diário íntimo XXXIV

diário íntimo XXXIII

diário íntimo XXXII

diário íntimo XXXI

diário íntimo XXX

diário íntimo XXIX

diário íntimo XXVIII

diário íntimo XXVII

diário íntimo XXVI

diário íntimo XXV

diário íntimo XXIV

diário íntimo XXIII

Europa, dá-me a minha estrela!

a Europa é um gulag!

os suicidas de Marpi Point

diário íntimo XXII

diário íntimo XXI

diário íntimo XX

diário íntimo XIX

diário íntimo XVIII

diário íntimo XVII

diário íntimo XVI

diário íntimo XV

diário íntimo XIV

diário íntimo XIII

diário íntimo XII

diário íntimo XI

diário íntimo X

diário íntimo IX

diário íntimo VIII

diário íntimo VII

diário íntimo VI

diário íntimo V

diário íntimo IV

diário íntimo III

diário íntimo II

diário íntimo I

já ninguém anda a pé [ IV ]

já ninguém anda a pé [ III ]

já ninguém anda a pé [ II ]

já ninguém anda a pé [ I ]

o trabalho não mata

o beijo do insecto

          [ Leopoldo María Panero ]

o estranho mundo de Edward Hopper

silêncio(s) sempre...

          [ António José Forte ]

silêncio(s) ainda... [ Sylvia Plath ]

silêncio(s)... [ José Agostinho Baptista ]

um estranho lugar de chuva

          [ homenagem a Pablo Neruda ]

não há só um Deus

o editor pergunta-me...

          [ a reserva de Mallarmé ]

o ministro foi às putas de pequim

manual de sobrevivência [ XXV ]

o comboio de... Cristina Peri Rossi

o tesoureiro de Leipzig

manual de sobrevivência [ XXIV ]

manual de sobrevivência [ XXIII ]

manual de sobrevivência [ XXII ]

e o lado oculto da Europa...

a Espanha oculta de...

          [ Cristina García Rodero ]

o cortejo dos amortalhados

EU — only for rich

a essência do Capitalismo

a essência de um Capitalista

os filhos do Diabo

manual de sobrevivência [ XXI ]

ódio à Democracia [ III ]

ódio à Democracia [ II ]

ódio à Democracia [ I ]

Warhol [ 85 anos ]

manual de sobrevivência [ XX ]

manual de sobrevivência [ XIX ]

manual de sobrevivência [ XVIII ]

taitianas de Gauguin

retratos de Van Gogh

nunca serei escravo de nenhum terror

as coisas [ Jorge Luis Borges ]

manual de sobrevivência [ XVII ]

manual de sobrevivência [ XVI ]

Portugal, noite e nevoeiro

o corno de Deus

manual de sobrevivência [ XV ]

manual de sobrevivência [ XIV ]

manual de sobrevivência [ XIII ]

a filha de Galileu

um museu para o Eduardo

manual de sobrevivência [ XII ]

manual de sobrevivência [ XI ]

Torricelli, Pascal, Hobbes, razão, utopia e claustrofobia

manual de sobrevivência [ X ]

manual de sobrevivência [ IX ]

os diabos no quintal

     [ histórias de homens divididos

       entre muitos mundos ]

o pobre capitalismo...

as Madalenas de Caravaggio

manual de sobrevivência [ VIII ]

o alegre desespero [ António Gedeão ]

manual de sobrevivência [ VII ]

manual de sobrevivência [ VI ]

manual de sobrevivência [ V ]

manual de sobrevivência [ IV ]

manual de sobrevivência [ III ]

sombras [ José Gomes Ferreira ]

Phoolan Devi [ a valquíria dos pobres ]

schadenfreude [ capitalismo e inveja ]

a vida não é para cobardes

europa

a III Grande Guerra

FUCK YOU!

EU — die 27 kühe [ as 27 vacas ]

europa tu és uma puta!

bastardos!

o daguerreótipo de Deus...

o honrado cigano Melquíades...

cem anos de solidão...

manual de sobrevivência [ II ]

o salvador da América [ Allen Ginsberg ]

o salvador da América [ Walt Whitman ]

[ revolução V ] as mães do Alcorão

[ revolução IV ] paraíso e brutalidade

[ revolução III ] andar para trás...

[ revolução II ] para onde nos levam...

[ revolução I ] aonde nos prendem...

o problema da habitação

cartas de amor

a herança de Ritsos

as piores mentiras

elegia anti-capitalista

da janela de Vermeer

manual de sobrevivência [ I ]

de novo o Blitz...

antes de morrer

as valquírias

forretas e usurários

           [ lições da tragédia grega ]

Balthus, o cavaleiro polaco

abençoados os que matam...

diário kafkiano

Bertrand Russell: amor e destroços

U.E. — game over

DSK: uma pila esganiçada

coração

kadafi

o tempo e a eternidade

Bucareste, 1989: um Natal comunista

mistério

o Homem, a alma, o corpo e o alimento

          [ 1. a crise da narrativa ]

          [ 2. uma moral pós-moderna? ]

          [ 3. a hipótese Estado ]

o universo (im)perfeito

mural pós-moderno

Lisboa — saudade e claustrofobia

          [ José Rodrigues Miguéis ]

um cancro na América

Marx, (...) capital, putas e contradições

ás de espadas

pedras assassinas

Portugal — luxúria e genética

rosas vermelhas

Mozart: a morte improvável

1945: garrafas

1945: cogumelos

bombas de açúcar

pão negro

Saramago: a morte conveniente

os monstros e os vícios

porcos e cinocéfalos

o artifício da usura

a reserva de Mallarmé

o labirinto

os filhos do 'superesperma'

a vida é uma dança...

a puta que os pariu a todos...

walk, walk, walk [Walter Astrada]

Barthes, fotografia e catástrofe

Lua cheia americana [Ami Vitale]

a pomba de Cedovim

o pobre Modigliani

o voo dos pimparos

o significante mata?

a Europa no divã

a filha de Freud

as cores do mal

as feridas de Frida

perigosa convivência

—querida Marina! («I'm just a patsy!»)

a grande viagem...

histoire d'une belle humanité

o coelhinho foragido

o sono dos homens...

«propriedade do governo»

os dois meninos de O'Donnell

o barco dos sonhos

farinha da Lua

o enigma de Deus

«nong qua... nong qua...»

«vinho de arroz...»

magnífica guerra!

a lei do Oeste...

Popper (1902-1994)

 

 

SnapShots

 

 

os dias todos iguais, esses assassinos...

 

o editor pergunta-me...

[ Retratos & transfigurações ]

 

 

Partilho a experiência de me ter encontrado nos últimos 9 anos com um número significativo de homens e mulheres, especialmente do centro e norte de Portugal, de Portalegre (Alentejo) a Moimenta da Raia (no alto fronteiriço transmontano), Constantim e Genísio (Miranda do Douro), Pitões das Júnias, Donões, Mourilhe, Cambeses do Rio, Pedrário e Vilar de Perdizes (Montalegre), Alturas do Barroso e Vilarinho Seco (Boticas), Alvadia (Ribeira de Pena), Macieira (Mondim de Basto), Jueus (Tondela), Covas do Rio e Covas do Monte (S. Pedro do Sul)... e deles fazer estes retratos duros e puros das vísceras da dolorosa condição humana: a velhice, a solidão e a morte.

E revelo esta felicidade de poder contar com o inestimável testemunho de Ami Vitali { a Lua cheia americana }, que comigo partilha essa maneira de ser introvertida de quem se relaciona com o mundo na incessante procura da verdade.

 

 

«A minha jornada levou-me a alguns lugares de grande agitação social, mas também de beleza surreal. Foi-me permitido testemunhar cenas de pobreza extrema, indescritível violência e até destruição da vida. Mas, mesmo nos lugares mais tristes, também percebi que há momentos de alegria e histórias de actos extraordinários de bondade.

 

Talvez agora, mais do que nunca, sinto uma necessidade de rever as histórias passadas, e ir além dos estereótipos para tentar obter um sentido mais verdadeiro sobre o que todos nós somos.

 

Antero, eu olho para as suas fotografias e elas fazem-me lembrar o quanto são importantes para destacar as nossas subtis e surpreendentes semelhanças, mais do que apenas as diferenças óbvias entre as nossas culturas.»

 

AMI VITALE

Montana, EUA

Março de 2015

 

 

 

foto: ANTERO DE ALDA

MARIA GONÇALVES MALTA (82)

Vilar, Boticas 2006.

 

 

No dia 13 de Maio de 2006 eu estava em Vilar, Boticas, n'Os Dias da Criação — um encontro de poetas do norte de Portugal e da Galiza —, e mal sabia ligar a minha nova máquina digital.

O encontro com esta mulher, porém, ensinou-me que o conceito de fotogenia não é material, e desde então a interioridade e a condição feminina passaram a fazer parte da minha maravilhosa experiência fotoafectiva.

 

Estimo quem faça sombras e arrastamentos. Admiro quem consegue registar, numa fracção de segundo, o improvável encontro de duas realidades que tão provavelmente se contradizem e no mesmo instante se complementam. Ainda assim, para mim a fotografia é sobretudo um exercício de sedução, onde a condição humana (a dolorosa condição humana) é simultaneamente impositiva e reflexiva.

 

Pouco depois, Maria Maltamãe solteira, 82 anos em 2006 adoeceu. Para regular as batidas cardíacas foi-lhe implantado um gerador de estímulos eléctricos (um "marcapasso" artificial), prevenindo o bloqueio atrioventricular. Em resumo, o seu coração passou a trabalhar com uma pilha.

 

Faleceu em 2011.

Daqui, continuo a sentir-lhe ainda as batidas do coração.

 

[ Retratos & transfigurações ]

 

 

_______

Título: «Retratos & transfigurações» *

Edição: GALÁPAGOS — fábrica de poesia

Capa: Maria Malta, Vilar, Boticas, Maio de 2006

Formato: 22 x 29,7 cm

Número de páginas: 72

Data: Junho de 2015

Depósito Legal: 392529/15

ISBN: 978-989-99082-3-9

Preço: 25 euros

* Com um texto de Ami Vitali

 

 

Pedidos a mail@anterodealda.com

 

 

 

anterior  |  início  |  seguinte

 

 

A alma tem muitos inquilinos

que estão frequentemente em casa todos ao mesmo tempo.

GÖRAN PALM

 

webdesign antero de alda, desde 2007